Ao iniciarmos a atividade observacional numa sala de aula de uma escola
para aproximarmo-nos da realidade daqueles que formam a classe –
professores, alunos, funcionários da escola – e sobre base teórica, que
neste caso utilizaremos o modelo bioecológico de Bronfenbrenner e suas
contribuições para o desenvolvimento humano, buscar encontrar motivos
e/ou valores que influenciam consideravelmente na aprendizagem, no
desenvolvimento, na interação daqueles que formam aquele grupo.
Vários são os fatores que influenciam nos resultados do desenvolvimento
humano, a transição biológica e social relacionada aos aspectos
culturalmente definidos como: idade, expectativas de papel e de
oportunidades ao longo da vida. As transições são: as normativas, a
entrada da criança na escola, a puberdade, o início da atividade
ocupacional, o casamento e a aposentadoria e as não-normativas, uma
doença séria na família, uma morte, divórcio, mudanças súbitas, perda de
emprego, de moradia ou mesmo ganhar um prêmio. Mesmo assim, a vida dos
membros de um mesmo sistema, são interdependentes, sendo afetadas pela
maneira como reagem às transições. Em caso especial, na família essas
mudanças de transições podem afetar de modo a percorrer por gerações
esse processo histórico afetando seu desenvolvimento.
A pesquisa, neste caso observacional, propõe a interação de diferentes
esferas do funcionamento psicológico e de desenvolvimento. A abordagem
ecológica realça a necessidade da observação naturalística. Ressalta a
importância das pesquisas por descobertas, não verificando simplesmente
hipóteses, mas procura compreender a realidade estudada de forma
contextualizada e ampla. Assim inicia-se o procedimento de inserção
ecológica, onde a pesquisa será efetivada no ambiente de investigação,
com o fim de que ela venha ser parte integrante do objeto investigado.
De posse de dados que apontem como os processos intrafamiliares são
afetados por condições extrafamiliares, teremos como saber o que afeta a
capacidade das famílias de não gerenciarem com qualidade e saúde as
suas crianças. Por ser contextualizada e interacionista a Teoria
Bioecológica de Bronfenbrenner, destaca esses processos em diversos
níveis de diferentes sistemas, por que o modelo proposto produz uma
constante interação entre os aspectos da natureza e o ambiente, onde os
fatores hereditários da pessoa influenciam e são influenciados pelo
ambiente. Nele o indivíduo é um ser ativo, capaz de modificar-se e
modificar seu meio. Os principais mecanismos desse modelo são os
processos proximais, dando ênfase ao aspecto qualitativo de
desenvolvimento. Ela demonstra o desenvolvimento da pessoa em seu
aspecto ontogenético, quanto na história da humanidade, porque as
alterações ocorrem ao longo dos tempos e das gerações.
Nas observações como pontos fortes destacamos segundo a teoria de Bronfenbrenner, os aspectos:
1} o contexto sociocultural;
2} a sensibilidade à diversidade e à pluralidade do desenvolvimento em
diferentes culturas e em determinados períodos históricos;
3} a articulação entre vários níveis de análise, tanto na teoria quanto na pesquisa;
4} a integração entre ciência teórica e empiricamente fundada, rompendo com a tradicional dicotomia encontrada em pesquisa;
5} a proposta da observação naturalística;
6} a valorização da aprendizagem cotidiana;
7} a integração de aspectos políticos ao processo de pesquisa.
Os aspectos, Pessoa-Processo-Contexto-Tempo, os quais devem ser
constantemente, relacionados uns com os outros proporcionando interação
de análises como também encontrando neles as alterações que naturalmente
ocorrem, direcionam as pessoas para novas mudanças que serão objeto de
novas pesquisas.
A observação, por meio do modelo bioecológico, promoveu consideráveis
mudanças em nosso olhar. De uma base de críticas, não verbalizadas,
quanto às reações dos alunos no seu dia-a-dia escolar que não eram
compatíveis para uma sala de aula, passamos para uma nova base, que
permitirá com o olhar atento nos contextos e nas interações que cada um
dos alunos possuem, administrar e/ou gerenciar novos modelos de
aprendizagem que possam proporcionar em seu substrato de experiências,
valores e modelos de operacionalizar a vida, buscando atenuar os golpes
das interferências intra e extra indivíduo, que fomentarão a eles força e
coragem para o enfrentamento das adversidades que são comuns a todos as
pessoas, mas que podem ser superadas com o olhar do educador, dos pais,
da sociedade como um todo, por aquelas crianças e adolescentes que
vislumbram por uma vida melhor.
Não importa o sistema que encontraremos, se é micro, meso ou macro.
Importa que neles encontram-se pessoas e não somente alunos. Essa
particularidade, provocarão constantes alternâncias nos grupos que estão
intimamente ligados ao projeto de pesquisa. Segundo a pesquisadora
Sílvia Koeller, Bronfenbrenner com seu modelo bioecológico “mudou nosso
modo de olhar o mundo”.
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