Trata se de um estudo realizado por Bernardo Buchweitz no qual ele
verifica a Teoria da Aprendizagem Significativa com o ensino em sala de
aula, o ensino formal. A sua pesquisa foi realizada com uma amostra de
quarenta estudantes concluintes do ensino Superior do curso de graduação
em Licenciatura em Física e Ciências Biológicas, a investigação foi
feita através de questionários divida em duas etapas.
Na primeira etapa foi solicitado pra que os estudantes selecionassem e
descrevessem uma aprendizagem que foi significativa ao longo de sua
vida. O resultado identificado nessa etapa foi de que os relatos
envolvem tanto aprendizagem cognitiva, como de atitude e habilidades. O
autor faz a ressalva de que os três tipos de aprendizagem andam juntas,
mas, que nesse experimento em especifico, foi feito essa classificação
de acordo com a predominância em cada situação de aprendizagem relatada
pelos estudantes.
Em relação ao local onde ocorreu a aprendizagem significativa a pesquisa
verificou a ocorrência da aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A
comparação apontou que a frequência ocorrida fora da sala de aula foi
praticamente o dobro daquele ocorrido em sala de aula, numa situação de
ensino formal, a participação ativa dos estudantes foi proporcionalmente
maior. Na análise dos relatos o autor observa que a duração do tempo em
que a aprendizagem significativa ocorreu foi inferior a uma hora na
maioria dos relatos. Os relatos foram ainda divididos em categorias, na
qual, a categoria de Aprendizagem de valores, ou reflexos na mudança de
comportamentos e/ou procedimentos, demonstrou uma alta frequência das
respostas dadas.
A segunda etapa do experimento ocorreu aproximadamente um mês após a
primeira etapa. Nessa segunda fase, foi solicitado para que os
estudantes comentassem os resultados da primeira fase. Através das
respostas obtidas foi possível identificar uma gama de motivos ou grande
destaque coube à participação ativa como fator decisivo na aprendizagem
e na retenção do conhecimento” (Buchweitz B., pg9). No entendimento dos
estudantes essa característica é mais presente nas tarefas do
cotidiano, o que de alguma maneira, contribui para o resultado ter
ocorrido com uma frequência maior de aprendizagem significativa fora da
sala de aula. Além da participação ativa foi possível observar uma
frequência significativa referente ao interesse, motivação, prazer e
gostar.
Os resultados relatados são ideias sobre aprendizagem significativa
trazidas por estudantes, semelhante ou não, as ideia dos psicólogos e
educadores. Os estudantes que participaram desta investigação
apresentaram informações de aprendizagens que consideraram mais
significativas ao longo de suas vidas sem nunca terem estudado a teoria
de Ausubel ou de outros referenciais teóricos. Os estudantes enfatizaram
a importância da participação ativa no processo ensino e aprendizagem
e, quando foram solicitados a indicar porque consideraram significativa a
aprendizagem relatada, indicaram categorias como a retenção do
conhecimento e sua aplicação em situações novas, características
relacionadas com teorias de aprendizagem significativa como a de
Ausubel.
A classificação e caracterização dessa aprendizagem em geral está
relacionada com a mudança ou evolução da estrutura cognitiva do
indivíduo, que na pesquisa foi relatada pela grande maioria dos
estudantes como uma Aprendizagem de valores, ou reflexos na mudança de
comportamentos e/ou procedimentos. Para Ausubel é essencial que haja uma
interação entre a nova informação e os conhecimentos prévios,
existentes na estrutura cognitiva do estudante, definidos como pontos de
ancoragem e, para conhecimentos mais específicos, como conceitos
subsunçores.
Havendo essa interação, e a nova informação adquirindo significado para o
aprendiz, sendo assimilada e contribuindo para a sua diferenciação,
reconciliação e retenção, a aprendizagem é dita como significativa. Para
isso, é essencial que nessa interação as novas informações adquiram
significado e sejam integradas à estrutura cognitiva de maneira não
arbitrária, contribuindo para a diferenciação, elaboração e estabilidade
dos conhecimentos ou subsunçores existentes.“Alguns autores como Novak e
Gowin propõem a ideia de que a maioria das aprendizagens escolares esta
mais próxima de ser mecânica do que significativa” (Buchweitz, p. 10),
pelo fato de que não é comum aos professores organizarem suas aulas de
modo a objetivar ou proporcionar a ocorrência da aprendizagem
significativa.
Gowin também considera que num episódio de ensino em que ocorre a
interação entre o estudante, o professor e o material educativo, o
estudante capta os significados (compartilhados com o professor) do
conhecimento contido no material educativo. Mas captar o significado é
um passo anterior à aprendizagem significativa. O estudante não só tem
que compreender os significados, mas seguir com a postura de aprender o
assunto efetivamente por meio de estudos, aplicações e trabalhos
adicionais. Se por um lado a aprendizagem é responsabilidade do
aprendiz, por outro lado, a ideia da aprendizagem significativa e os
resultados desta investigação demonstram a importância e necessidade do
professor em refletir a esse respeito e agir no sentido de tentar criar
condições adequadas para encaminhar a ocorrência da aprendizagem
significativa, mesmo que isso não seja comum. Buchweitz em seu trabalho
ainda faz o alerta de como a experiência e a vivencia educacional tem
mostrado que as teorias de aprendizagem não são conhecidas pela grande
maioria dos professores das escolas e universidades brasileiras e, entre
aqueles educadores que conhecem, nem sempre ou poucas vezes as utilizam
efetivamente.
0 comentários:
Postar um comentário