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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aprendizagem significativa: ideias de estudantes concluintes de curso superior


Trata se de um estudo realizado por Bernardo Buchweitz no qual ele verifica a Teoria da Aprendizagem Significativa com o ensino em sala de aula, o ensino formal. A sua pesquisa foi realizada com uma amostra de quarenta estudantes concluintes do ensino Superior do curso de graduação em Licenciatura em Física e Ciências Biológicas, a investigação foi feita através de questionários divida em duas etapas.
Na primeira etapa foi solicitado pra que os estudantes selecionassem e descrevessem uma aprendizagem que foi significativa ao longo de sua vida. O resultado identificado nessa etapa foi de que os relatos envolvem tanto aprendizagem cognitiva, como de atitude e habilidades. O autor faz a ressalva de que os três tipos de aprendizagem andam juntas, mas, que nesse experimento em especifico, foi feito essa classificação de acordo com a predominância em cada situação de aprendizagem relatada pelos estudantes.
Em relação ao local onde ocorreu a aprendizagem significativa a pesquisa verificou a ocorrência da aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A comparação apontou que a frequência ocorrida fora da sala de aula foi praticamente o dobro daquele ocorrido em sala de aula, numa situação de ensino formal, a participação ativa dos estudantes foi proporcionalmente maior. Na análise dos relatos o autor observa que a duração do tempo em que a aprendizagem significativa ocorreu foi inferior a uma hora na maioria dos relatos. Os relatos foram ainda divididos em categorias, na qual, a categoria de Aprendizagem de valores, ou reflexos na mudança de comportamentos e/ou procedimentos, demonstrou uma alta frequência das respostas dadas.
A segunda etapa do experimento ocorreu aproximadamente um mês após a primeira etapa. Nessa segunda fase, foi solicitado para que os estudantes comentassem os resultados da primeira fase. Através das respostas obtidas foi possível identificar uma gama de motivos ou grande destaque coube à participação ativa como fator decisivo na aprendizagem e na retenção do conhecimento” (Buchweitz B., pg9). No entendimento dos estudantes essa característica é mais presente nas tarefas do cotidiano, o que de alguma maneira, contribui para o resultado ter ocorrido com uma frequência maior de aprendizagem significativa fora da sala de aula. Além da participação ativa foi possível observar uma frequência significativa referente ao interesse, motivação, prazer e gostar.
Os resultados relatados são ideias sobre aprendizagem significativa trazidas por estudantes, semelhante ou não, as ideia dos psicólogos e educadores. Os estudantes que participaram desta investigação apresentaram informações de aprendizagens que consideraram mais significativas ao longo de suas vidas sem nunca terem estudado a teoria de Ausubel ou de outros referenciais teóricos. Os estudantes enfatizaram a importância da participação ativa no processo ensino e aprendizagem e, quando foram solicitados a indicar porque consideraram significativa a aprendizagem relatada, indicaram categorias como a retenção do conhecimento e sua aplicação em situações novas, características relacionadas com teorias de aprendizagem significativa como a de Ausubel.
A classificação e caracterização dessa aprendizagem em geral está relacionada com a mudança ou evolução da estrutura cognitiva do indivíduo, que na pesquisa foi relatada pela grande maioria dos estudantes como uma Aprendizagem de valores, ou reflexos na mudança de comportamentos e/ou procedimentos. Para Ausubel é essencial que haja uma interação entre a nova informação e os conhecimentos prévios, existentes na estrutura cognitiva do estudante, definidos como pontos de ancoragem e, para conhecimentos mais específicos, como conceitos subsunçores. 
Havendo essa interação, e a nova informação adquirindo significado para o aprendiz, sendo assimilada e contribuindo para a sua diferenciação, reconciliação e retenção, a aprendizagem é dita como significativa. Para isso, é essencial que nessa interação as novas informações adquiram significado e sejam integradas à estrutura cognitiva de maneira não arbitrária, contribuindo para a diferenciação, elaboração e estabilidade dos conhecimentos ou subsunçores existentes.“Alguns autores como Novak e Gowin propõem a ideia de que a maioria das aprendizagens escolares esta mais próxima de ser mecânica do que significativa” (Buchweitz, p. 10), pelo fato de que não é comum aos professores organizarem suas aulas de modo a objetivar ou proporcionar a ocorrência da aprendizagem significativa.
Gowin também considera que num episódio de ensino em que ocorre a interação entre o estudante, o professor e o material educativo, o estudante capta os significados (compartilhados com o professor) do conhecimento contido no material educativo. Mas captar o significado é um passo anterior à aprendizagem significativa. O estudante não só tem que compreender os significados, mas seguir com a postura de aprender o assunto efetivamente por meio de estudos, aplicações e trabalhos adicionais. Se por um lado a aprendizagem é responsabilidade do aprendiz, por outro lado, a ideia da aprendizagem significativa e os resultados desta investigação demonstram a importância e necessidade do professor em refletir a esse respeito e agir no sentido de tentar criar condições adequadas para encaminhar a ocorrência da aprendizagem significativa, mesmo que isso não seja comum. Buchweitz em seu trabalho ainda faz o alerta de como a experiência e a vivencia educacional tem mostrado que as teorias de aprendizagem não são conhecidas pela grande maioria dos professores das escolas e universidades brasileiras e, entre aqueles educadores que conhecem, nem sempre ou poucas vezes as utilizam efetivamente.

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