Pages

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Psicologia Social


A psicologia social norte-americana tem origem inicialmente na II Guerra Mundial, não só com a diáspora de muitos cientistas sociais, sobretudo alemães e austríacos, como também com a colaboração dos cientistas sociais ocidentais no esforço de guerra, assim como no pós-guerra, em especial quando da reconstrução da Europa destruída pela guerra, e o desenvolvimento de centros de pesquisa em psicologia social organizados e orientados por eminentes psicólogos sociais europeus. A psicologia social genuinamente europeia deveria é como se fosse um movimento de resistência ao modelo dominante de psicologia social, o behaviorismo.
As críticas apresentadas pelos psicólogos sociais europeus contra a perspectiva predominante na psicologia social norte-americana são: excesso de individualismo, a-historicismo, excessivamente etnocêntrica, neo-positivista e centrada por demais nos experimentos de laboratório.
A Psicologia Social Sociológica tem suas raízes nas ciências sociais e humanas europeias com a tradição wissenschaft no interior do sistema universitário alemão. Durkheim separa a sociologia e a psicologia dizendo que as “representações coletivas” fazem parte da Sociologia que se tornou campo da Psicologia Social Sociológica e que as “representações individuais” fazem parte da Psicologia constituindo a Psicologia Social Psicológica.
Para Allport, as raízes da psicologia social é localizada no campo atualmente denominado “ciência política”. A psicologia norte-americana é orientada por uma perspectiva utilitarista. Ela mantem uma preocupação em vincular a psicologia com a análise e a apresentação de soluções para problemas sociais com base no individuo e no comportamento.

0 comentários:

Postar um comentário